COMO FUNCIONA
ATENDIMENTO
PSICOLÓGICO
ON-LINE
O atendimento on-line está voltado para pessoas que por suas razões estão impossibilitadas de se deslocar até o consultório de um profissional psicólogo e necessitam de orientações em questões pontuais. Supera-se a distância espacial por mediação de videoconferência, chat ou e-mail. Abaixo estão descritas as formas e o passo a passo para o atendimento.
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WEB
VIA
CAM
O atendimento psicológico via webcam efetiva-se através da tecnologia de videoconferência estruturada por câmeras e microfones.
Para utilizar-se destas tecnologias é necessário possuir uma conta registrada especificamente no aplicativo de interesse e possuir o sistema de vídeo e voz já configurados no dispositivo a ser utilizado.
Cada atendimento por este formato tem a duração de 45 minutos. É possível realizar até 20 encontros.
Abaixo estão descritos os aplicativos que viabilizam a interface entre o profissional e a pessoa atendida via webcam.
CHAT
VIA
O atendimento psicológico via chat é realizado através de aplicativos de conversação e mensagens instantâneas, ou seja, a interação acontece em tempo real mediada por textos.
Os aplicativos utilizados como plataformas interativas exigem que a pessoa tenha um registro como usuário, ou seja, uma conta cadastrada.
Cada atendimento por este formato tem a duração de 70 minutos. É possível realizar até 20 encontros.
Abaixo estão descritos os aplicativos que viabilizam a interface entre o profissional e a pessoa atendida via chat.
VIA
O atendimento psicológico via email é realizado através de troca de textos redigidos por e-mails entre o profissional psicólogo e a pessoa atendida.
Não utiliza-se neste caso aplicativos específicos e sim a conta e o provedor usual da pessoa atendida.
Cada atendimento ocorre através da troca de 2 emails com possibilidade de retorno para mais 2 repostas.
Após o recebimento do email, as respostas serão dadas no prazo de 24 horas.
Os atendimentos poderão ser continuados até 20 interações e suas respectivas respostas.
INTERFACE
SKYPE
HANGOUTS
MESSENGER
O Skype é um dos aplicativos de comunicação em tempo real ofertado pela Microsoft.
O aplicativo permite chamadas de vídeo e áudio e também a mediação por mensagens instantâneas.
Através do Skype é possível realizar atendimento psicológico on-line via Webcam ou chat.
O Skype pode ser instalado em tablets, celulares, Xbox, e em TV´s que estão conectados na internet.
Google Hangouts é o aplicativo de mensagens por áudio, vídeo e chat do Google. É possível utilizar o aplicativos diretamente na conta do Gmail, nos browser de visualização, bem como podem ser instalados em dispositivos que operam o sistema Android e IOS.
Através do Google Hangouts é possível realizar atendimento psicológico on-line via Webcam ou chat.
O Messenger é um serviço de videochamada e chat ofertado pela rede social do Facebook.
O aplicativo pode ser instalado em dispositivos que utilizam o sistema Android ou IOS, bem como pode ser utilizado através do sistema de trocas de mensagens no próprio Facebook. Através do Messenger é possível realizar atendimento psicológico on-line via Webcam ou chat.
Whatsapp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.
O aplicativo pode ser instalado em dispositivos de telefonia celular que utilizam o sistema Android ou IOS. Através do Whattsapp é possível realizar atendimento psicológico on-line via áudio por chamada ou chat. Não utiliza-se áudio gravado na interação.